Ações que constroem sonhos

Um “Projeto Casa Abraço” tem marca e estilo próprios.

Independente de qual seja, de sua área de atuação (social, cultural, educacional, lazer) e de seus objetivos (convivência comunitária, esporte, comunicação não-violenta, inteligência emocional, autoconhecimento, apoio e reforço escolares, formação tecnológica, empreendedorismo digital), cada projeto, ao partir das peculiaridades específicas que caracterizam as crianças e os jovens da região, é um esforço solidário para a obtenção de resultados que agreguem valores humanos transformadores à vida dos que dele participam.

Todos os projetos são organicamente integrados tendo como linha norteadora “O Caminho da Criança Feliz” e suas sete qualidades: criatividade, foco, sintonia, discernimento, compromisso, propósito e verdade.

O CAMINHO DA CRIANÇA FELIZ

“O Caminho da Criança Feliz” é a versão infantil de um amplo programa de Hermes & Browni intitulado “Chaves para a Liberdade: A Jornada da Criança Iluminada”. Todas as atividades da Casa Abraço são orientadas para o desenvolvimento de qualidades de grande poder transformador (criatividade, foco, sintonia, discernimento, compromisso, propósito e verdade), qualidades essas que constituem as chaves em potencial para o caminho do autoconhecimento e da realização.

ABRAÇOCOIN

O Abraçocoin é uma ação de Hermes & Browni desenvolvida em parceria com a Casa Abraço.

É uma moeda constituída de sete cédulas (notas) nos valores de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 abraçocoins, cada uma delas indicando uma qualidade: criatividade, foco, sintonia, discernimento, compromisso, propósito e verdade.

Nas atividades desenvolvidas pela Casa Abraço e, em função de determinados critérios de avaliação, a criança é remunerada com  abraçocoins que podem ser trocadas por treinamentos, participação em atividades especiais, bem como por artigos úteis como livros, brinquedos e equipamentos digitais adquiridos pela Casa Abraço ou, por ela, recebidos em doação.

Além do principal objetivo pedagógico dessa ação,  qual seja, a facilitação e o estímulo ao desenvolvimento de qualidades humanas de grande poder transformador, a criação do Abraçocoin é uma iniciativa que possibilita abrir espaço para que a criança se habitue ao hábito salutar de se empenhar em conquistar seus desejos e construir uma vida plena de sucesso e significado.

SÁBADO FELIZ

“Sábado Feliz” é um encontro lúdico-pedagógico onde se desenvolvem atividades livres de artes, esporte, lazer, lanche, jogos e brincadeiras. Sempre um bom motivo para um grande abraço.

PENSE GRANDE

“Pense Grande” é um programa da Fundação Telefônica Vivo abraçado pela Casa Abraço.

Tem como objetivo o fomento da cultura do empreendedorismo de impacto social junto aos jovens apoiando-os para que criem e implementem soluções inovadoras que os levem a se beneficiar com os resultados e melhorar sua qualidade de vida.

FLORES DA CHAPADA

Usando técnicas do ballet, do Pilates e do Feldenkrais como meios para a apropriação do corpo e da manutenção da saúde,  “Flores da Chapada” desenvolve a linguagem corporal e a dança com adolescentes de 12 aos 17 anos.

REFORÇO ESCOLAR E APOIO EDUCACIONAL

A proposta de reforço escolar e apoio educacional tem como objetivo melhorar o desempenho escolar do alunos atendidos na Casa Abraço no “contra-turno” do ensino regular. Através de parceria com as escolas de Cavalcante os alunos poderão obter ajuda para estudo, pesquisa e realização de atividades escolares, por meio de um sistema de triagem, diagnóstico e projeto interventivo.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ação desenvolvida em parceria com o Programa SOS Pais&Filhos com temas relevantes para a educação como, Comunicação não-violenta, Mindfulness, Disciplina Positiva, Inteligência Socioemocional e Autoconhecimento. Visa dar subsídios à prática pedagógica e educacional para professores e educadores que atuam na comunidade e desejam aprimorar sua prática profissional.

FORMAÇÃO EM CNV PARA PAIS

Desenvolvido em parceria com o Projeto SOS Pais&Filhos, a formação em  Comunicação não-violenta,  visa orientar  quanto à importância e necessidade dos pais e familiares melhorarem a comunicação com seus filhos na medida em que possibilita o desenvolvimento de uma abordagem humanizada na comunicação entre pais e filhos.